Blog Hair Fly

Big Chop: saiba como assumir os cabelos naturais nessa etapa

Publicado em
big chop - Hair Fly

O Big Chop (BC) está cada vez mais famoso por fazer parte do processo de transição capilar. Atualmente, muitas mulheres têm optado por assumir o cabelo natural e deixar de lado os processos de alisamento dos fios. Um dos métodos mais comuns de quem faz transição capilar para se desfazer do alisamento dos fios é o BC, que após sua aplicação, possibilita o crescimento dos fios naturais.

Você pode assumir as suas madeixas naturais através da transição capilar e se preparar para o Big Chop sem perder a sua auto-estima e ousando com novos cortes e acessórios. Nós separamos dicas especiais para você entender tudo sobre fazer o Big Chop. Confira agora!

Afinal, o que é Big Chop?

O termo em inglês significa “grande corte” e representa a etapa da transição capilar em que é feito o corte da parte alisada do cabelo.

Ao optar pela transição capilar, um dos principais desafios que você pode ter é de conviver com a dupla textura dos fios. A raiz crescida acaba intensificando um pouco a vontade de continuar com a química, e é nessa fase que muitas mulheres decidem cortar o cabelo para retirar toda a parte alisada. Esse é o momento de assumir de uma vez por todas os fios naturais!

Normalmente, após decidirem suspender os tratamentos para alisar, muitas mulheres esperam a raiz crescer durante 6 meses. Isso porque o cabelo cresce cerca de 1,5 cm por mês. Passado esse período, pode ser o grande momento de fazer o Big Chop!

A dica é pesquisar muito, ver várias fotos de antes e depois até se acostumar com a ideia. Mas, se você acha que o cabelo curtinho definitivamente não é para você, tudo bem! Por preferirem fazer a transição sem mudar muito o comprimento do cabelo, algumas mulheres preferem cortar a parte alisada pouco a pouco, aparando as pontas sempre que possível.

Se você quiser passar por essa experiência e assumir de vez suas mechas naturais, quando chegar a hora de cortar, vá em um cabeleireiro de confiança. Se não conhecer nenhum, peça indicações ou busque por um especialista em cabelos cacheados e Big Chop.

Assim, você pode selecionar um corte para seu estilo e que dê personalidade para o que você deseja ser. Esteja preparada para essa transformação e capriche, esse é um momento muito importante para sua transição!

Falando sobre corte, existe um problema que as mulheres passam quando submetem os fios às tinturas e alisamentos, é o “corte químico”. Quando dois desses produtos aplicados são incompatíveis, por exemplo, o cabelo se parte. É uma quebra agressiva e normalmente acontece na divisão dos fios entre a parte virgem (natural) e a parte que foi submetida a mais processos químicos.

Tenha segurança para assumir sua beleza natural!

big chop-hairfly

Antes de iniciar sua transição capilar, reflita sobre o tema, pesquise sobre cada etapa e tenha em mente que é um processo demorado que exige paciência e dedicação. Por isso, é importante que você decida iniciar a transição por você e também como um ato de aceitação e empoderamento.

Depois de ver tantas crespas e cacheadas arrasando com seus cabelos poderosos provavelmente você vai se sentir inspirada em analisar seus sentimentos e expectativas até ter certeza que nada vai te fazer mudar de ideia e desistir.

Portanto, o momento certo para fazer o Big Chop é quando você se sentir segura. Não importa se você vai dar uma radicalizada e raspar ou se vai deixar o cabelo bem curtinho, saiba que de qualquer forma o seu visual vai mudar muito! Então, o melhor é que você esteja feliz e empolgada com essa decisão. Claro que os receios são comuns, mas foque nos pontos positivos e no seu grande objetivo, que é assumir seus fios naturais.

Saiba os cuidados para se ter antes e depois do Big Chop

Quem opta pela transição capilar sabe que vai precisar se dedicar bastante a cuidar dos cabelos. Em cada fase é possível descobrir e colocar em prática técnicas e produtos adequados para a saúde dos fios.

Antes de fazer o Big Chop, é importante que você saiba que seu cabelo ficará com duas texturas: a raiz natural e o comprimento alisado. Assim, uma técnica da texturização se destaca nesse momento. É simplesmente formar cachos na parte alisada manualmente e com a ajuda de cremes, gelatinas e ativadores de cachos.

Uma estratégia que vem se popularizando é o Cronograma Capilar, que consiste numa rotina de cuidados com os cabelos alternando entre três etapas principais: hidratação, nutrição e reconstrução. É indicado para todo mundo com qualquer tipo de cabelo, mas tem ampla aderência se você está em transição capilar.

Cadastre-se eganhe 10% de descontoem sua primeira compra!

 

Quem quer cuidar bem direitinho dos fios para que sejam cada vez mais saudáveis deve manter o Cronograma Capilar regularmente, antes e depois do Big Chop. Veja como é aplicada cada uma dessas etapas essenciais para manter a saúde do seu cabelo:

  • Hidratação: essa etapa repõe a água e os nutrientes que são perdidos diariamente. A cutícula é a camada mais externa do fio de cabelo, a função dela é regular a entrada e saída de água da fibra capilar. Os danos externos do dia a dia acabam rompendo a proteção dessa cutícula, que é uma camada de lipídios impermeável, e é isso que causa o ressecamento e a porosidade dos fios.
  • Nutrição: essa etapa tem como objetivo repor a oleosidade e os lipídeos do cabelo. Essas gorduras são responsáveis por proteger os fios, pela maciez, flexibilidade e brilho. Em cabelos cachados e crespos há maior tendência ao ressecamento, isso porque a oleosidade do couro cabeludo tem dificuldade em chegar ao comprimento dos fios devido a curvatura deles.
  • Reconstrução: sabe quando os cabelos estão quebradiços e finos? Isso acontece, principalmente, como consequência de tratamentos químicos de alisamento ou tintura. Para restaurar a fibra capilar é indicado fazer uma reposição das proteínas, especialmente a queratina.

Seguir um Cronograma Capilar com certeza vai permitir um crescimento mais rápido dos fios, além de um cabelo mais forte, bonito e saudável.

Clique aqui e baixe uma tabela completa para acompanhar seu cronograma capilar.

Saiba que o Big Chop não é a última fase da transição

big chop-hairfly-1

O Big Chop pode dar a entender que você vai se livrar 100% do cabelo alisado. No entanto, é comum que novos fios comecem a nascer com um formato não definido, com um aspecto áspero e seco… esse cabelo é chamado de “scab hair”. Apesar de não comprovado cientificamente, é como se ele crescesse com resquícios químicos dos produtos de alisamento.

Assim, você provavelmente vai ter que lidar com as diferentes texturas e manter seu Cronograma Capilar antes e depois do Big Chop. Nesse momento, texturização, faixas, laços, flores, lenços e sua criatividade podem ajudar a disfarçar e manter a autoestima lá no alto.

Conheça os benefícios do Big Chop

1. Maior uniformidade da textura do cabelo.
2. Cabelinho curto, prático e moderno.
3. Crescimento mais saudável.
4. Sentir-se empoderada.
5. Adeus ao cabelo alisado!

Quando se trata de transição capilar é importante confiar em marcas especializadas, afinal, é uma decisão muito importante na sua vida. Além de ser num longo processo, também tem a ver com sua personalidade e autoestima. Por isso, se dedique e escolha bem seus principais aliados.

Você quer saber tudo sobre como deixar suas madeixas naturais? Então o guia completo da transição capilar é ideal para você conhecer o passo a passo desse tratamento e dicas incríveis para manter seus cachos naturais e saudáveis. Clique abaixo e faça seu download gratuito.

cta-ebook-transicao-capilar-hairfly